29/07/2009

Dicas de Estudo

Agora é para valer. Chegou a hora de mostrar que soma dos quadrados dos catetos é igual ao quadrado da hipotenusa. Nos meses de novembro e dezembro, acontecem os exames vestibulares mais importantes do país. A pressão é grande e o cansaço também, mas é preciso manter a calma e o equilíbrio para não pôr tudo a perder. Nesta altura, quem está preparado está. O que mais vale agora é cuidar da saúde e do estado de espírito. Revise os conteúdos mais importantes e mantenha a auto-confiança. Esse é o melhor jeito de chegar lá.

Estude no seu ritmo

• Não viole o seu relógio biológico. Se você não rende muito de manhã, prefira a tarde ou a noite. Se estiver muito cansado, durma. Para alguns, cai bem cochilar por mais ou menos uma hora após o almoço. A tarde pode se tornar mais produtiva depois do descanso.

• Seja disciplinado. Tenha consciência do esforço que precisa fazer para alcançar o seu objetivo. É hora de crescer e assumir certas responsabilidades. Em época de preparação para o vestibular, é necessário – por mais que seja doloroso – recusar convites para baladas, festinhas, viagens... Reserve parte do fim de semana, mas não deixe que essas atividades atrapalhem a sua rotina de estudos.

• Não exagere. A revista Veja ouviu alguns estudantes que foram os primeiros colocados de cursos superconcorridos de universidades públicas. Eles estudavam, em média, 4 horas por dia em casa, além das aulas na escola e/ou cursinho. Eles não deixaram de lado lazer e sono.

• Prepare-se para a prova. Os campeões do vestibular também apostaram em simulados.

• Evite estudar continuamente. Uma pausa de 15 minutos a cada 2 horas vai refrescar a sua cabeça e otimizar o seu estudo.

• Estude em um lugar agradável e silencioso. Cansou da escrivaninha do seu quarto ou da sala de estudos do cursinho? Vá a um parque, a uma biblioteca ou a um centro cultural, mas tome cuidado para não ficar tão dispersivo a ponto de desviar o seu foco.

• Aproveite para tirar as dúvidas – e só as dúvidas. Às vésperas das provas, o ideal é apenas repassar a matéria. Por isso, não perca as aulas de revisão do seu cursinho ou colégio. Se você tem o hábito de fazer fichas sobre as cadeias de carbono e outros conceitos, esta é a hora de revisá-las.

• Mantenha a serenidade – ou o foco. Alguns acontecimentos inesperados podem abalar a sua estabilidade emocional, como o término do namoro, uma briga feia com o irmão, a separação dos pais ou a morte de alguém da família. É inevitável se alterar frente a essas situações, mas tente encarar o estudo como uma espécie de válvula de escape. Mergulhar nos livros pode ser uma alternativa para aliviar a dor.

Organize-se

• Tenha uma agenda ou um quadro na parede com as datas mais importantes dos vestibulares que você vai prestar (dia das provas, da divulgação do resultado, da matrícula). Veja o cronograma das principais universidades brasileiras aqui.

• Separe dois dias antes os documentos que precisa apresentar nos dias de prova, além de lápis, borracha e canetas. • O histórico escolar do Ensino Médio, necessário na hora de se matricular na faculdade, deve ser requisitado o mais cedo possível na sua escola. É melhor se prevenir porque muitas vezes o documento demora a ser emitido.

Providencie também os seguintes documentos, exigidos pela maioria das faculdades: - Certidão de nascimento ou de casamento - Fotografias 3x4 recentes - Fotocópias autenticadas do RG - Fotocópias autenticadas do CPF

• Se possível, faça o caminho (de carro ou transporte público) e visite o local onde as provas serão realizadas. Além de deixá-lo mais tranqüilo, você evita atrasos no grande dia.

BOA SORTE

Carolparo

Um comentário:

  1. Parabéns pelo trabalho!!!
    É sempre o que temos de ter em mente. Quanto mais evoluído o ser podemos notar que a capacidade de aprendizagem, o período de maturação (infância) e a importância para a sua vida que se constitui o aprendizado, aumentam. Na vida humana o aprendizado se inicia com o, ou até antes, do nascimento e se prolonga até a morte. Se pretendermos compreender o comportamento e as atitudes humanas, os ideais e as crenças, as habilidades e os conhecimentos que caracterizam qualquer ser humano, estaremos sem dúvida, tentando compreender seu processo de aprendizagem. É pois pela aprendizagem que o homem se afirma como ser racional, constitui sua personalidade e se prepara para cumprir o papel que lhe é reservado na sociedade a qual pertence. A contribuição que a escola tem dado à aprendizagem, não como único fator de geração de conhecimentos, mas como organizadora dos conteúdos e saberes, tem sido estudada e contestada por muitos estudiosos.

    Professor Ronaldo

    ResponderExcluir